quinta-feira, 15 de março de 2012

John Wayne - Oscar


Oscar para True Grit (1970)

John Wayne foi finalista pela primeira vez ao Oscar de Melhor Ator em 1949 por seu papel como Sargento Stryker no filme Sands of Iwo Jima (1949, Allan Dwan).

A noite da cerimônia, "Duke" estava muito nervoso, e sentiu-se como derrotado, de acordo com Pilar Wayne em seu livro: "Duke:. Minha Vida com John Wayne"

Em 1969 ele foi finalista do valor da Lei (1969, Henry Hathaway. A maioria dos críticos têm Wayne como favorito.



Então, quando Barbra Streisand, subiu ao palco, anunciou o que já era esperado: "... eo vencedor é ... John Wayne" Duke foi aplaudido de pé, beijou Streisand, removeu uma lágrima e falou:

"Waw! Se eu soubesse disso, eu teria colocado o tapa-olho 35 anos antes. Senhoras e senhores, eu não sou nenhum estranho para este cenário. Eu peguei esses homens maravilhosos de ouro antes, mas sempre para os amigos. Uma noite, fui duas vezes, uma ao almirante John Ford e outro para o nosso amado Gary Cooper. Eu era muito alegre e espirituoso, naquela noite, mas hoje... Eu sou muito grato, muito humilde e devo agradecer a muitas pessoas. Quero agradecer aos membros da Academia, todos vocês que estão assistindo na televisão, pois isso nos faz seguir com muito interesse em nossa gloriosa indústria. Boa noite. "


A satisfação  de John Wayne em ter ganho o premio era enorme, evidenciado pelo fato de que, voltando de Los Angeles com a estatueta, encomendada uma reprodução do mesma para todo o elenco e os que tinham feito a filmagem. Visto que tiveram a distinção de carregar um olho coberto com uma mancha preta. "Durante anos, os críticos disseram que eu não era um grande ator". Bem, não me preocupei. As pessoas gostam de meus filmes e isso é tudo o que conta.

Curiosidades

Seu nome está ligado a várias peças de artes, tais como a abertura da P-38 "John Wayne" pode, assim ser chamado porque "ele pode fazer qualquer coisa", toalhas de papel conhecidos como "John papel higiênico Wayne", porque "é duro e é difícil de rasgar ", e crackers são chamados os crackers John Wayne" porque alguém presumivelmente apenas tão duro como Wayne poderia comê-los. A passagem de montanha acidentada e rochosa usada por tanques e jipes militares em Fort Irwin no Condado de San Bernardino, Califórnia, é apropriadamente chamado de "John Wayne Passagem".

Comenta-se que o ator contraiu o mal que o matou (câncer) após filmar no final da década de 1950 o pouco conhecido "Sangue de Bárbaros" (The Conqueror, 1956, dirigido por Dick Powell) , em uma região desértica que teria servido para realização de testes atômicos anos antes. Reforçam-se a suspeita, o fato de outros atores que participaram do filme tais como,(Susan Hayward, Agnes Moorehead, Pedro Armendariz) também terem sucumbido a mesma doença.

Em sua lápide foi escrito em Español, "Feo, fuorte y feroz" . Foi membro da Ordem DeMolay, sendo o primeiro membro a se tornar um famoso ator de Hollywood.
Foi recordista em atuações cinematográficas, mais de 250 filmes.

John Wayne o Ator

John Wayne marcou várias gerações de cinéfilos com seu tipo de atuar. O estilo machão, o bom cowboy do Velho Oeste foi seu personagem mais representativo. Dizia sobre si mesmo não ser um bom ator, "sempre representei eu mesmo".
Ele morreu de câncer em 1979, doença que o atormentava desde o final da década de 1960, quando perdeu o pulmão esquerdo.


Surgiu com destaque no cinema em 1930 em "A grande jornada", western dirigido por Raoul Walsh. Permaneceu vários anos estrelando filmes "B" até que se consagraria no papel de Ringo Kid no clássico de 1939 de John Ford chamado Stagecoach ou "Nos tempos das Diligências". A carreira de Wayne foi assim agraciada com esse divisor de águas inestimável que o lançou ao estrelato. Esse filme se tornou a obra que definirá todas as principais características do cinema de Western clássico norte-americano.


A parceria entre Wayne e Ford continuou e realizaram juntos ainda uma série de grandes sucessos e filmes inesquecíveis (foram 22 no total), como "Rio Grande" (1950), "Depois do Vendaval" (1952), "Rastros de Ódio" (1956), "O Homem Que Matou o Facínora" (1962), "Sangue de Herói", "Legião Invencível" e "Rio Grande" - trilogia sobre a Cavalaria -; "O céu mandou alguém", "Asas de Águia", "Marcha de Heróis",entre outros.


Outro diretor renomado com quem trabalhou foi Howard Hawks, um dos maiores realizadores do período clássico hollywoodiano, com o qual fez vários dos maiores sucessos não apenas de suas carreiras, mas sim de todo o gênero do Western. Como bons exemplos temos: "Rio Vermelho" (1948), "El Dorado" (1967) e, o principal, e um dos mais irretocáveis exemplares do gênero, "Onde Começa o Inferno"(1959).


Além de John Ford e Howard Hawks, outros grandes diretores da época igualmente dirigiram Wayne. É o caso de Henry Hathaway, com o qual fez, entre outros, o filme que lhe concedeu o prêmio Oscar na categoria de melhor ator, "Bravura Indômita" (1969); Otto Preminger, que o dirigiu no ótimo drama de guerra "A Primeira Vitória" (1965);; Michael Curtiz, em "Os Comancheiros" (1961); e John Huston, com o qual trabalhou junto em "O Bárbaro e a Gueixa" (1958) e Don Siegel, com o qual fez seu último trabalho, "O Último Pistoleiro"(1976).


Além dos diretores já mencionados podemos citar: William Wellman, Mark Rydell e John Farrow. Havendo, também, trabalhado ao lado de vários astros de sua época: Henry Fonda, Katharine Hepburn, James Stewart, Maureen O'Hara, Sophia Loren, Elsa Martinelli, Kirk Douglas, William Holden, Marlene Dietrich, Rock Hudson, Robert Mitchum, Lee Marvin, Richard Widmark, dentre outros, em seus 50 anos de cinema.


Dirigiu os filme "The Alamo" e "Os boina verdes". Este último, de 1968, lhe causou grandes problemas. Tinha um roteiro pró-Guerra do Vietnã, o que causou a fúria dos opositores a essa intervenção militar estadunidense, que realizaram vários protestos contra a exibição do filme.

Seus Relacionamentos Amorosos

Casou-se por três vezes.

John Wayne se casou com sua primeira esposa, Josephine Saenz, a filha do cônsul do Panamá em Los Angeles, em 23 de junho de 1933.
John Wayne e Josephine Saenz 1933.
 Teve quatro filhos com Josephine:  Michael Wayne (23 de novembro de 1934 - 2 de abril, 2003), Maria Antonia "Toni" Wayne Lacava (25 de fevereiro de 1936 - 06 de dezembro de 2000), Patrick Wayne 15 de julho de 1939), e Melinda Wayne Munoz 03 de dezembro de 1940).

Em 1946 o segundo matrimonio com a mexicana Esperanza Baur.
  Divorciou-se sete anos depois para casar com a peruana Pillar     Palette em 1954.


Com Pilar teve mais três filhos: Aissa Wayne 31 de março de 1956), John Ethan Wayne 22 de fevereiro, 1962), e Marisa Wayne 22 de fevereiro, 1966).

John Wayne e os filhos Ethan e Aissa.

Rooster Cogburn, Universal 1974. John Wayne e sua filha, Marisa, durante intervalo das filmagens.


Wayne, Pillar, Marissa, Ethan, e Aissa Wayne no 16 º aniversário da Aissa, 1972.

John Wayne

Quando nasceu na primavera de 1907 em um povoado de apenas 4.000 habitantes perdido no estado de Iowa. Seu nome era Marion Robert Morrison. Poco depois, do nascimento de seu irmão mais novo, o pequeno Robert, seus pais lhe mudaram o nome para Marion Michael. Seu pai era um farmaceutico, na casa onde ele nasceu, na East Court Avenue nº 214.
Quando ainda muito jovem, sua familia se transladou para o sul da California. Mais tarde quando sua familia se muda para Glendale, um suburbio de Los Angeles, quando ganha o apilido de Duque.
_ Duke, porque assim chamava ao seu cachorro, que lhe acompanhava todos os dias a escola. Por volta de1918.
O filho do farmacêutico, detestava seu nome verdadeiro, "Marion Michael Morrison", ao entrar para o cinema o mudou para John Wayne, que tinha mais a ver com um rapaz de 1,92 m de altura e campeão de futebol, pela University of Southern California.

Casa onde nasceu John Wayne
Winterset (Iowa) 26 de maio de 1907.

Marion Michael Morrisson (John Wayne)


Jonh Wayne (1907-1979)






Nome completo: Marion Michael Morrison
Nascimento: 26 de maio de 1907 em
Winterset, Iowa - Estados Unidos
signo: Gemeos.
Nacionalidade Norte-americano


Morre em 11 de junho de 1979
Los Angeles, Califórnia em decorrência de um câncer de estômago.

em construção aguarde!