terça-feira, 28 de maio de 2013

Sloppy Joe’s, bar


(Foto: Adalberto Roque/AFP) 

O mítico Sloppy Joe’s, bar cubano frequentado por estrelas de Hollywood durante a lei seca nos Estados Unidos nos anos 1920 e 1930, ressuscitou em havana em Abril deste ano (2013)



Abrimos nossoas portas ao público e começamos a funcionar, apesar de a inauguração oficial ser mais adiante”, disse um dos diretores do lugar, reconstruido pelo escritório oficial de restauração do governo.

Fundado em 1920 por José García, um emigrante espanhol, o bar ocupou o local de uma velha taberna no coração da Havana da época, muito perto do Palácio Presidencial, do Parque Central e dos principais hotéis. Pelo seu longo balcão negro de mogno, imortalizado em 1959 pelo filme britânico "Nosso Homem em Havana", passaram Errol Flynn, John Wayne, Spencer Tracy, Clark Gable e outras estrelas do cinema norte-americano dessa época.

Outro ator célebre que se sentou em um dos bancos para beber foi o cômico mexicano Mario Moreno, o imortal Cantinflas. O bar foi nacionalizado poucos anos depois da chegada de Fidel Castro ao poder, em 1959. Decaiu e foi caindo no esquecimento até que fechou definitivamente há mais de 30 anos.

Durante a vigência da Lei Seca (proibição de bebidas aloólicas) nos Estados Unidos, na década de 1920 até 1933, artistas e comerciantes norte-americanos frequentavam Cuba em viagens de turismo para beber seu famoso rum, mas também mafiosos, para comprar e introduzir clandestinamente álcool em seu país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário